domingo, 22 de setembro de 2013

QUEDAS - UKEMI




Outro elemento técnico do judô são as quedas que são chamadas de Ukemi - entre suas variações estão a queda frontal, chamada mae ukemi, a queda de costas, chamada ushiro ukemi, a queda lateral, chamada de yoko ukemi e também a queda de antebraço chamada zempo ukemi.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Técnicas Arremesso - Projeções


Uma das técnicas do judô é o arremesso, que são técnicas de projeções, nas técnicas de mãos, que são: ipponseoinage, seoinage e koshiguruma, e nas técnicas de quadril como o ogoshi, todo o começo do movimento parte de uma técnica de pivoteamento e agachamento para levantar o adversário, o projetando contra o chão tentando encaixar o golpe.




SEOI NAGE




Kumikata - Pegada no Judô




Um dos elementos técnicos do judô é o Kumikata, que é a pegada no judô, que é gola-manga, onde sempre o polegar deve ficar voltado para cima.



Conquista de Território

Jogos de Oposição. O objetivo é conquistar o território do advesário, utilizando técnicas de agarres, desequibrio. 

Conquista de Objeto

Jogos de Oposição. O objetivo do jogo é conquistar um objeto, nessa caso a bola que esta dentro do bambole, e leva-la até o campo adversário, realizando movimentos de ataque e defesa como: agarre, imobilização, retenção!

Atividade de Isometria

Realização da isometria de forma ludica, para fortalecimento do abdomem, através de uma competição!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jogos de Desequilibrar

O jogo é em duplas sentados no chão, no primeiro momento com o apoio das maos e no segundo momento aumentando a dificuldade, sendo sem as mãos. O objetivo é tentar empurrar o adversario com as pernas e pés fazendo com que se desequilibre e encoste as costas no chão!!

Equilibrio X Desequilibrio

O objetivo dessa atividade é tentar desequilibrar o adversario permanecendo em equilibrio! (Jogos de Oposição).

Atividade Ludica de Imobilização

A atividade é feita em duplas, um de costas para o outro, e uma bola entre eles. O objetivo da atividade é permanecer segurando a bola e outro tentara rouba-la através de praticas de imobilização, retenção, agarre. 

Alongamento

Alongamento executado por um bom aluno, visando as articulações e fibras musculares, para melhoria da flexibilidade.

Buldog e Saci

Atividades ludicas visando coordenação, principalmente equilibrio, lateralidade e visão periferica!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SAUDAÇÕES NO JUDÔ


SAUDAÇÕES NO JUDÔ

SAUDAÇÃO INICIAL (Rei inicial)

Na saudação inicial primeiramente deve-se saudar o Shomen, o fundador do judo Jigoro Kano, devendo todos os alunos e professores se voltarem para ele. Em seguida, cumprimenta-se os professores devendo estes se virarem de frente para os alunos.  Os comandos de voz abaixo serão feitos, na ordem em que se apresentam, pelo professor ou pelo Sempai do dôjo.
Kiotsuke;   Shomen ni;   Rei;   Sensei ni;   Rei
Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes, irão se virar ficando de frente para Shomen, e então realizar a saudação (Rei).
Sensei ni - Agora a saudação será feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.
Kiotsuke - Sentido (atenção).
SAUDAÇÃO FINAL (Rei Final)
Antes do Rei constuma-se executar o mokusou para que os judocas reflitam sobre o treino. Após o comando de yame, ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado), devendo todos os professores estar de frente para os alunos. Em seguida, o Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, voltam-se para o Shomen, ficando de costas para os alunos.
Dessa forma, os comandos de voz seguem a seguinte ordem: Monkusou; Yame; Shomen ni; Rei; Sensei ni; Rei.
 Mokusou - Meditação. Após este comando de voz, os judocas fecham os olhos e permanecem em absoluto silêncio sem abaixar a cabeça. Cada um faz os seus agradecimentos pessoais, segundo os seus próprios credos, pelo que aprenderam e pela oportunidade de mais um treino.
Yame - É o comando de voz para encerrar o Mokusou.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CHEGADA DO JUDÔ NO BRASIL

O judo chegou ao brasil por volta de 1922, por meio do conde koma, cujo nome seria Mituyo Maeda. Apesar de ter aparecido anos após a entrada dos primeiros imigrantes japonese, Maeda vem como divulgador do Judô e do Jiu-jitsu. Fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. O esporte ciria a ter um forte impulso com a chegada de um grupo de japoneses, em 1938, liderada por Riuzo Ogawa, que fundou a Academia Ogawa. Então o esporte tem uma grande disseminação por todo o país ganhando popularidade, e em 1969 é criada a Confederação Brasileira de Judô, reconhecida por decreto três anos depois, em 1972.

CONDE KOMA

A ORIGEM DO JUDÔ

O judô é uma luta de domínio e curta distância, e sua origem é oriental. Foi criado por Jigoro Kano em 1822, no Japão, como principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Ele criou essa nova luta chamada judo ( ju - suave do - caminho) , pela fusão de técnicas do antigo Jiu-Jitsu e dos princípios pedagógicos, morais e científicos e, ainda, sem um perigo maior de acidentes. Em sua técnica se utiliza o princípio da flexibilidade, ou seja, se utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente a seu favor e não a sua força contra ele.



terça-feira, 10 de setembro de 2013

 
JOGOS DE OPOSIÇÃO
Algumas atividades que trabalham os diferentes tipos de jogos de oposição:
1 – Jogos de Rapidez e atenção - Encostar no colega
Desenvolvimento: em duplas, um de frente para o outro dará-se a ordem de encostar o pé direito com o pé direito do colega. Após, os componentes tentarão tocar o ombro do colega apenas com a mão esquerda. Experimentar também com as mãos direitas e pés esquerdos.
Objetivo: trabalhar a agilidade de ataque.
Técnica de ataque: Toque
Técnica de defesa: Esquivar-se

           2- Jogos de Conquistas de objetos - A bola é minha
Desenvolvimento: em duplas, os dois alunos de costas um para o outro, será colocada uma bola no chão entre eles, ao sinal do professor eles irão virar e tentar pegar a bola, quem pegar a bola deve tentar permanecer com ela, e o outro tentará roubar a bola.
Objetivo: reter a posse de bola.
Técnica de ataque: agarrar
Técnica de defesa: resistir

          3 – Jogos de Conquista de território - Mini sumo
Desenvolvimento: em duplas, os alunos ficarão posicionados dentro de um arco na posição de canguru, tentando tirar ou desequilibrar o colega para fora do arco.
Objetivo: é permanecer dentro do círculo, ou ainda não tocar outra parte do corpo no  chão que não seja os pés.
Técnica de ataque: desequilibrar
Técnica de defesa: resistir

         4 – Jogos para Desequilibrar - Pé com pé
Desenvolvimento: em duplas, os alunos ficarão sentados no chão com os dois pés unidos.
Objetivo: Fazer com que o seu colega toque com as costas ou com as mãos no chão primeiro.
Técnica de ataque: desequilibrar
Técnica de defesa: resistir


          5 – Jogos para reter, imobilizar e livrar-se - A garrafa é minha
Desenvolvimento: a turma será dividida em 2 grupos, cada grupo terá uma garrafa.
Objetivo: ganha a equipe que encostar primeiro na garrafa do adversário, os alunos deverão tentar reter os seus oponentes para eles não tocarem a sua garrafa e ao mesmo tempo alguns tentarão se livrar para tocar a garrafa do oponente, eles deverão ,montar uma estratégia para isso.
Técnica de ataque: Agarrar, reter, imobilizar.
Técnica de defesa: Esquivar-se, livrar-se, resistir.


        6 – Jogos para Combater - Luta em círculo
Desenvolvimento: metade da turma deverá formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estarão formando um círculo não poderão sair do lugar, quem esta dentro tocará o ombro de quem esta parado. Quem for tocado trocará de lugar com quem o tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos evitando ser atingidos.
Objetivos: trabalhar a defesa fazendo com que  o adversário resista, se livra e se esquive do atacante.
Técnica de ataque: Toque
Técnica de defesa: Esquivar