quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SAUDAÇÕES NO JUDÔ

SAUDAÇÃO INICIAL (Rei inicial)

Na saudação inicial primeiramente deve-se saudar o Shomen, o fundador do judo Jigoro Kano, devendo todos os alunos e professores se voltarem para ele. Em seguida, cumprimenta-se os professores devendo estes se virarem de frente para os alunos.  Os comandos de voz abaixo serão feitos, na ordem em que se apresentam, pelo professor ou pelo Sempai do dôjo.
Kiotsuke;   Shomen ni;   Rei;   Sensei ni;   Rei
Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes, irão se virar ficando de frente para Shomen, e então realizar a saudação (Rei).
Sensei ni - Agora a saudação será feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.
Kiotsuke - Sentido (atenção).
SAUDAÇÃO FINAL (Rei Final)
Antes do Rei constuma-se executar o mokusou para que os judocas reflitam sobre o treino. Após o comando de yame, ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado), devendo todos os professores estar de frente para os alunos. Em seguida, o Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, voltam-se para o Shomen, ficando de costas para os alunos.
Dessa forma, os comandos de voz seguem a seguinte ordem: Monkusou; Yame; Shomen ni; Rei; Sensei ni; Rei.
 Mokusou - Meditação. Após este comando de voz, os judocas fecham os olhos e permanecem em absoluto silêncio sem abaixar a cabeça. Cada um faz os seus agradecimentos pessoais, segundo os seus próprios credos, pelo que aprenderam e pela oportunidade de mais um treino.
Yame - É o comando de voz para encerrar o Mokusou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário